Quem nunca ouviu histórias de pessoas altamente insatisfeitas e sem perspectivas diante de seus empregos ou de empresas que não valorizavam seus talentos e habilidades? Parece que a grande questão do século atual é esta: “o que eu quero na minha vida profissional?”, visto o enfoque que tem sido dado para todos aqueles que conseguiram sair do plano das ideias e agir — empreendedores, artistas, celebridades ou apenas gente inquieta e com coragem.

Talvez a grande diferença esteja mesmo aí, na coragem. Mas, isso não é tudo.É preciso algo mais, como entender os fatores que impactam nossas escolhas durante a carreira, nossa família, nossos valores e o próprio significado do que é um trabalho em nossas vidas. É preciso também sair da zona de conforto. Afinal, mais do que nunca, um trabalho significativo, que seja mais que um meio de sobrevivência para pagar contas e satisfazer desejos, é o que há alguns anos vem movendo a mim mesmo, a diversos amigos e pessoas que conheço. Talvez, este seja até seu caso.

Se for, recomendo então essas 5 ótimas palestras do TED, que refletem de maneira inspiradora a experiência e as ideias de gente que já sentiu tudo o que sentimos quando dizemos que precisamos encontrar o trabalho certo para nossas vidas. Daqui, desejo que você encontre o seu!

[Todos os videos com legendas disponíveis]

Bel Pesce: 5 ways to kill your dreams

Curta, porém marcante e divertida, a palestra de Bel Pesce mostra que não existe sucesso fácil (uma grande falácia) e como fazer para NÃO começar uma nova carreira, um novo negócio, uma nova ideia. Ela é ótima!

Frase: “Seja responsável por seus sonhos”.

[ted id=2200 lang=pt-br]

Alain de Botton: A kinder, gentler philosophy of success

O filósofo inglês, que criou a inspiradora The School Of Life, fala aqui da ansiedade que muitos temos em nossas carreiras, o sucesso e o fracasso.

Frase: “Quando pensamos no fracasso, uma das razões pelas quais tememos falhar é o medo de sermos julgados e ridicularizados pelos outros”.

[ted id=605 lang=pt-br]

Kare Anderson: Be an opportunity maker

Se você sofre de timidez, assista essa palestra da escritora jamaicana que era tímida, porém cheia de ideias e talentos, mas superou isso para ajudar outras pessoas a usar seus próprios talentos. Deu até essa ótima apresentação…

Frase: “Os criadores de oportunidades buscam ativamente situações com pessoas diferentes deles e constroem relacionamentos, criam confiança e identificam o ‘time’ correto para resolver problemas da melhor e mais rápida maneira”.

[ted id=2122 lang=pt-br]

Scott Dinsmore: How to find work you love

Se você tem pouco tempo de carreira, essa palestra vai destruir suas ilusões — e isso é ótimo! O empreendedor mostra o que fez quando estava num emprego no qual se sentia miserável e descobriu que precisava fazer algo próprio, onde pudesse tentar e errar, e conta com paixão o que aprendeu. Uma das melhores palestras sobre o tema é também uma das mais tocantes por outro motivo: Scott faleceu em 2015, atingido por uma pedra quando tentava escalar o Monte Kilimanjaro.

Frase: “Aceitar empregos apenas para fazer currículo é o mesmo que deixar para fazer sexo apenas quando envelhecer”.

[ted id=2332 lang=pt-br]

Regina Hartley: Why the best hire might not have the perfect resume

Essa experiente executiva da área de recursos humanos dá uma excelente ideia do que se passa nos processos de seleção atuais (algo que não é exclusividade daqui do Brasil), deixando claro que tem muita gente despreparada “recrutando” em diversas grandes empresas — eu mesmo tenho causos sobre isso. O que vale é entender que nem sempre o fato de não ter sido selecionado para uma vaga é problema seu, bem como não é porque você não teve oportunidades de estudo que não merece ser ao menos entrevistado — e chegar lá!

Frase: “Empresas comprometidas com a diversidade e práticas de inclusão tendem a apoiar os “comigo ninguém pode*” e a superar as concorrentes”.

(*nota sobre a tradução: os que tiveram menos oportunidades)

[ted id=2380 lang=pt-br]

Fonte: https://dezbloqueio.com/5-ted-talks-para-motivar-voc%C3%AA-a-encontrar-o-trabalho-certo-7a15bf86364c#.o1l3z3vrz